Levantai ó portas vossas cabeças!?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011 |




Particularmente, gosto muito de uma música do ministério Unção de Deus (RJ) chamada “Separados”. A canção é baseada no salmo 24 e cita vários versos do salmo. Mas existe uma parte do salmo que é no mínimo curiosa. Os versículos 7 e 9 dizem: "Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos e entrará o Rei da Glória."
Já me perguntaram várias vezes o que isso significava, e como eu também um dia não sabia o que era, vou explicar pra vocês.
"Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória."
Bom, o que significa: Levantai, ó portas, as vossas cabeças? Observe os versos seguintes: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" (Pv 31:23); "Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." ( Jó 29:7). Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres etc.) que exercem domínio e juízo entre os homens.
Quando os homens, à época de Jó, viam aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência (Jó 29:7 -10). Ao registrar a profecia que sua mãe havia ensinado, o rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra (Pv 31:23). Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Pv 31:23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29:7.
Observa-se que o lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, etc. reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As 'portas' eram vetadas as pessoas comum do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas". Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus. "Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência Àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! 'Levantar' é um sinal de respeito. É uma forma de reconhecimento de que àquele que adentrou é digno de reverência. É um ato semelhante ao recomendado por Davi no salmo segundo: "beijai o Filho". Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo (Sl 2:12), 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger as nações com vara de ferro (Sl 2:9). É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois Ele entrou e se assentou entre as nações para exercer o domínio. O ato de levantar diz da reverência àquele que entrou no lugar próprio, ou que, por direito, exercerá o domínio.
Os homens que exercem o domínio devem levantar, deixando as suas posições, ou seja, levantar 'as cabeças'. Porta, portais, ou entradas diz do local que se dá o exercício do poder nos reinos, principados e potestades. Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais (Ef 3:10), por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" (v. 7). As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre. Agora, após definir os elementos que compõe os versos 7 a 10 do Salmo 24, falta analisar a sua composição geral. Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra (...) pois Ele a fundou..." (vs. 1 e 2). A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu. O primeiro ciclo de perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor (v. 3), e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" (v. 8). O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra (v. 1), Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (v. 4), o Rei da Glória (v. 8)! "As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" da regência (domínio) celestial.
Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" (v. 8). O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10).
Pesquisa: Bíblia em foco; Bíblia Shedd

3 comentários

Renata

Curioso!! Ontem aprendemos uma música nova (não nova, na verdade) que fala exatamente sobre esse salmo, e o pastor falou brevemente o que significaria isso. Resumidamentementemente em uma frase foi isso.
Amém. Que venha o Rei da glória.
e que estejamos sempre atentos e preparados pra sua volta!

Felipe

SaidoMuro também é cultura!!! hehe...

Cara, gostei do estudo... Às vezes lemos os textos e esquecemos de fazer uma busca mais aprofundada dos elementos que estão embutidos nele. E esse é um exemplo de um texto que, mesmo já tendo lido, não consegui entender completamente o que ele quis dizer...
Esse post me motivou a fazer uma busca intensa sobre um texto de Eclesiastes que li hoje e não consegui interpretá-lo bem.
Valeu cara!!!

Deus abençoe. Fica na Paz que excede todo o entendimento. Em nome de Jesus, Amém!!!

silvana

Muito bom... que realmente o Rei da gloria entre nas vidas em 2012.... pois a Ele tudo pertence!!!
silvana

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página